Entenda mais sobre endometriose e Infertilidade

Entenda mais sobre endometriose e Infertilidade

Por que as mulheres com endometriose podem ter dificuldade para engravidar?

Embora tenha se passado mais de 300 anos desde que a endometriose foi descrita pela primeira vez, ainda há a muito a se descobrir sobre essa doença. Estima-se que 30% a 50% das mulheres com endometriose terão dificuldade para engravidar.

Embora esta forte ligação entre endometriose e infertilidade esteja bem estabelecida, o mecanismo exato pelo qual isso ocorre não é muito claro e é provável que vários processos estejam em jogo.
As alterações anatômicas, resultante das múltiplas aderências em torno dos ovários e tubas uterinas, podem prejudicar o transporte de gametas e embriões.

Além dos distúrbios endócrinos com consequente alteração do eixo que regula o ciclo menstrual, há evidências que os focos de endometriose peritoneal liberam substâncias pró-inflamatórias que tornaria o ambiente pélvico hostil e consequentemente levar a piora da qualidade dos óvulos, prejudicando a fecundação, implantação ( fixação do embrião na cavidade uterina) e ainda o desenvolvimento do embrião.

Muitas questões ainda precisam ser estudadas e resolvidas. Recentemente um estudo realizado no Science Translational Medicine, apontou diminuição da concentração de uma proteína – HDAC3 no endométrio de mulheres inférteis com endometriose.

O estudo apontou que a deficiência da enzima resulta em um endométrio não receptivo, prejudicando a implantação do embrião na parede do útero.

Vamos acompanhando e compartilhando os estudos mais recentes, para estarmos sempre oferecendo os melhores e mais atuais tratamentos para nossas pacientes.

Entre em contato para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image