Tudo que Você Precisa Saber sobre a Janela da Fertilidade

Tudo que Você Precisa Saber sobre a Janela da Fertilidade

Mulheres que conseguem monitorar seus ciclos têm 50% de chance a mais de prever quando estão ovulando

Você planeja engravidar ou tem feito tentativas sem sucesso? Então, você precisa entender melhor a sua janela da fertilidade. Trata-se do intervalo de seis dias entre o início e o fim do período em que ocorre a ovulação. É durante essa fase do ciclo menstrual que estão as maiores chances de você conceber.

Segundo Dr. Edvaldo Cavalcante, ginecologista e obstetra, é nesse intervalo de cerca de seis dias que os óvulos atingem sua viabilidade máxima, ou seja, que apresentam as condições ideais para a fertilização.

“Entretanto, essa janela não é uma conta matemática. Esse período de maior fertilidade pode variar de um mês para o outro, de mulher para mulher. Por isso, é preciso conhecer o próprio corpo e contar com algumas ferramentas que podem ajudar nesses cálculos”, explica o médico.

O melhor dia

“Em geral, o período fértil se inicia no primeiro dia em que o muco cervical de torna mais claro e elástico, com intensa lubrificação, prolongando-se por pelo menos três dias. A janela da fertilidade ocorre num intervalo de, no máximo, seis dias, sendo os três primeiros dias os mais importantes para a concepção”, explica Dr. Edvaldo.

Como está seu muco cervical?

Além de você saber quando ocorre sua janela da fertilidade, é preciso aliar a isso o conhecimento sobre o seu muco cervical, substância produzida pelas glândulas do colo uterino a partir da secreção de hormônios em diferentes fases do ciclo menstrual.

Segundo Dr. Edvaldo, observar o muco cervical é um método sem custo e personalizado para predizer a ovulação. “O pico da ovulação pode variar de forma considerável, mesmo em mulheres com ciclos regulares. Por isso, entender as características do muco ao longo do ciclo é muito importante para perceber o momento da ovulação”.

Igual clara de ovo

“As características do muco cervical variam de acordo com a fase do ciclo. A probabilidade de engravidar é maior quando o muco está claro, transparente, elástico e maior que 2,5 cm quando esticado com os dedos. Ao manipulá-lo, ele vai esticar e pode atingir até 10 cm, sendo que sua aparência lembra a clara do ovo”, exemplifica Dr. Edvaldo.

Se você ainda não está convencida sobre a importância do muco cervical, um estudo mostrou que as mudanças do muco cervical ao logo do ciclo fértil conseguem predizer o dia específico para a concepção, tão bem quanto a temperatura basal ou o monitoramento do hormônio LH (hormônio luteinizante). As vantagens? É um método gratuito e não invasivo.

Dr. Edvaldo ressalta que a presença do muco é de extrema importância, já que sua ausência pode indicar que a mulher não está ovulando. “A concepção depende da frequência sexual dentro da janela de fertilidade. Um casal saudável, sem nenhum tipo de intervenção médica, pode demorar até um ano para conceber ou 12 ciclos menstruais. Depois desse período, é preciso investigar se há algo que impeça a gravidez em ambos”, reforça o ginecologista.

Vale lembrar ainda que há outros fatores que podem interferir na taxa de fertilidade, como estresse, fumo, obesidade, idade e doenças que causam infertilidade.

Fertilidade Natural

Tudo que é natural, é melhor. Isso também pode ser aplicado à fertilidade. Quando não há nenhum fator físico que impeça a concepção, antes de partir para técnicas de reprodução assistida, o casal pode tentar o método de gestação natural. E na hipótese de ter algum fator físico, como uma tuba uterina obstruída, por exemplo, é possível corrigir visando à gestação natural.

“Por meio de uma orientação monitorada pelo ginecologista, é possível identificar a janela de fertilidade para resgatar a capacidade de conceber naturalmente”, finaliza Dr. Edvaldo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image