Verão é época propícia para quadros de candidíase

Verão é época propícia para quadros de candidíase

Quem não está contando as horas para o recesso de final de ano? Porém, é no verão que alguns cuidados com a saúde ficam de lado em nome da diversão. Um dos problemas mais comuns nesta época das férias de verão é a candidíase, infecção causada pelo fungo Candida albicans.

Este micro-organismo está presente em estruturas como a flora intestinal, boca, aparelhos genitais e urinários. “Esse fungo, em quantidades normais, é importante para manter a saúde das estruturas que ele coloniza. Entretanto, quando se reproduz em demasia, pode causar a candidíase”, explica o ginecologista, Dr. Edvaldo Cavalcante.

Por que no verão?
A maioria das mulheres irá apresentar pelo menos um quadro de candidíase na vida. No verão ou em situações em que a mulher fica longos períodos com roupas molhadas, a região genital fica quente e úmida, ambiente ideal para a proliferação dos fungos” explica Dr. Edvaldo.

A infecção é chamada de monilíase vaginal ou vulvoginite por cândida, sendo a forma mais comum da candidíase, que pode atingir outros locais do corpo. Os sintomas clássicos são coceira na vagina e no canal vaginal, corrimento branco, ardor local e para urinar e dor durante as relações sexuais.

Tratamento
“É muito importante tratar a candidíase e é preciso lembrar ainda que pode ser transmitida para o parceiro, portanto, no período de tratamento é preciso abster-se de manter relações sexuais e, em alguns casos, será preciso tratar o parceiro também”, comenta o ginecologista. Em geral, são usadas pomadas antifúngicas e antifúngicos orais.

Prevenção
No verão é preciso evitar ficar com roupas molhadas por muito tempo, especialmente maiô e biquíni. A areia também pode trazer micro-organismos contaminantes. A mulher precisa manter uma boa higiene íntima e, claro, procurar um médico se apresentar alterações na área íntima.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image